sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Macaíba vai realizar 1º Encontro de Grafiteiros

Da Macaíba na Net, de Andry Morais

Durante os dias 12 e 13 de outubro do corrente ano, a cidade de Macaíba vai realizar o seu primeiro encontro de grafiteiros. O evento vai incluir exposições e diversas apresentações culturais de bandas de rap, pop-rock, funk e música eletrônica, além de batalhas de rimas. As apresentações serão na Rua General Aluízio Moura, popularmente conhecida como Balaustrada.

ARTE DO GRAFITE

O grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. A arte surgiu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. No início, era tida como uma arte marginal, mas, algum tempo depois, passou a ser encarada de forma mais técnica e respeitosa.

O grafite está ligado intimamente a vários movimentos socioculturais, em especial ao Hip-Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, em outras palavras, o grafite reflete a realidade dos subúrbios.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano e passaram a incrementar a arte com um toque brazuca. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário