segunda-feira, 4 de março de 2013

Nepotismo cruzado: o cidadão deve ficar atento para ajudar a combater!

É comum encontrar cidadão que reside e vota em um município exercendo cargo comissionado em outro. Trata-se de um ocorrente denominado de nepotismo cruzado, que acontece quando dois agentes públicos empregam familiares um do outro como troca de favor. A prática ocorre, na maioria das vezes, entre agentes do mesmo partido político.

Desde que iniciou o ano de 2013, quando vereadores, vice-prefeitos e prefeitos eleitos no último pleito para o quadriênio 2013/2016 foram empossados, vários parentes de agentes públicos de municípios brasileiros já devem ter sido ou estão sendo nomeados para exercer cargo de confiança em outros.

O cidadão deve ficar atento ao Diário Oficial do seu município! Quando alguém que, comprovadamente, não vota nem mora no local – e tem o nome parecido com o de um agente público de outra localidade – for nomeado comissionado em alguma repartição pública municipal, seja ela do Legislativo ou do Executivo, possivelmente está ocorrendo um caso de nepotismo cruzado; aí é dever do cidadão denunciar para que seja combatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário