quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Programas na área de Saúde voltam a ter apoio da UFRN

A partir de agora os programas Saúde e Educação de Mãos Dadas, Projeto Nova Semente e Macaíba Saudável, todos realizados pela Prefeitura de Macaíba, voltam a ter o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vai proporcionar aos estudantes regularmente matriculados na UFRN a realização de Estágio Curricular Obrigatório e Não Obrigatório.

A retomada do convênio, firmado desde a gestão anterior do prefeito Fernando Cunha, foi definida nesta quarta-feira 30, numa reunião que contou também com a presença do vice-reitor Antonio de Lisboa Costa, do Centro de Ciências da Saúde e do vice-prefeito, médico Olímpio Maciel.

Além do prefeito Fernando Cunha esteve presente a chefe geral da Secretaria de Saúde, Gisleyne Karla, a chefe dos Agentes Comunitários de Saúde, Aldilene Albuquerque e a sanitarista Altaiva Jales, do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN.

PROGRAMAS

Os estágios serão feitos na área da saúde, especificamente nos projetos Saúde e Educação de Mãos Dadas, que percorre as escolas do município, com uma equipe multidisciplinar, para detectar possíveis problemas enfrentados pelos alunos. Já o Projeto Nova Semente incentiva as gestantes a realizarem o pré-natal. Ao completar as sete consultas regulares a gestante recebe um kit para o bebê e para ela.

Para Aldilene Albuquerque o Nova Semente “ao incentivar o acompanhamento regular do pré-natal temos a certeza de uma gravidez tranquila e assistida”, comenta, lembrando que o nascimento do bebê é um exemplo de decisões e ações adequadas que levaram a uma gestação com pré-natal.

Outro projeto que volta a ter um trabalho voltado para termos uma população com mais qualidade de vida é o Macaíba Saudável, que terá a presença de enfermeiros e outros profissionais da Saúde, nos locais onde se praticam caminhadas e esportes, para verificação de pressão e glicemia. (Assecom-PMM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário