segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Programa de Extensão da UFRN discute discriminação racial e valoriza a cultura afrobrasileira no Seridó-RN

Moradora da comunidade
assistida pelo programa
“Tronco, ramos e raízes” – inclusão social e patrimônio das comunidades quilombolas do Seridó-RN é continuidade do Programa de Extensão do Departamento de Antropologia da UFRN: “Estratégias para uma educação patrimonial em comunidades quilombolas do Seridó – RN”, desenvolvido em 2012. Este ano, as atividades serão retomadas a partir do dia 18 de fevereiro.

O objetivo é enfatizar o combate à discriminação racial, tendo como estratégia a valorização do patrimônio afro-brasileiro; ampliar as ações já realizadas na comunidade de Boa Vista (Parelhas), divulgando os produtos já existentes, bem como promover ações de educação patrimonial, de promoção de igualdade racial e de ações de turismo comunitário voltadas para a cultura afrobrasileira nos municípios envolvidos.

A meta em 2013 é ampliar as ações já realizadas para outras comunidades quilombolas e cidades do Seridó onde há uma população afrodescendente significativa e onde tem ou já teve irmandade do Rosário. 

Participam do programa professores e alunos de Antropologia, Ciências Sociais, História, Informática, Ciências exatas e aplicadas, Comunicação e Turismo da UFRN (Campi Natal, Caicó e Currais Novos); alunos do ensino médio de Boa Vista, Parelhas, Jardim do Seridó e Acari; Associação Quilombola de Boa Vista dos Negros; Irmandade do Rosário de Jardim do Seridó, Caicó, Serra Negra do Norte, além de todos os moradores das cidades envolvidas.

A proposta do programa é registrar as manifestações culturais, em particular, musicais e corporais ligadas a devoções religiosas, organizar oficinas e cursos, promover mostras de vídeos, exposições fotográficas, além da produção de documentários e divulgar textos sobre a cultura afrobrasileira no Seridó. 

A ideia é compartilhar o conhecimento sobre a realidade das populações afrodescendentes em diversos municípios, através da criação de um banco de dados (corpus narrativo, acervo fotográfico sobre os lugares de memória e monumentos), tornar disponíveis as informações de cunho antropológico, histórico e arqueológico na Internet (museu virtual) e propor ações produtivas (entre outras artesanato e rota de turismo comunitário) tendo como tema a presença afrobrasileira no Seridó.

A coordenação do programa é da professora Julie Cavignac - DAN/UFRN (Departamento de Antropologia).

Para eventuais dúvidas e maiores informações sobre a execução do programa, enviar e-mail para cavignac@cchla.ufrn.br ou acessar: https://www.facebook.com/Quilombolas.Serido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário