quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Macaíba adota democratização na gestão escolar

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Macaíba promoveu o processo de eleições diretas para diretores e vice-diretores, na semana passada, em cerca de 20 estabelecimentos de ensino de um total de 42. A decisão de democratizar o sistema educacional macaibense partiu da prefeita Marília Dias (PMDB), através de regulamentação, publicada no Diário Oficial de Macaíba do último dia 7 de dezembro, das leis municipais 304 e 316, que existem desde 1990 e 1992, respectivamente.

A comunidade escolar, composta por professores, alunos (a partir de 14 anos), pais e demais servidores, teve direito a voto. Os eleitos terão mandato de 2 anos e, antes de assumirem os cargos, passarão por um curso de gestão, nas dimensões pedagógica, administrativa e financeira, promovido pela SME. Os que forem pós-graduados em gestão escolar serão dispensados da capacitação.

O peso do voto foi diferenciado: professor teve 50%, enquanto que outros servidores, alunos e pais, 25%. O processo foi acompanhado por uma Comissão Eleitoral Geral (CEC), composta por representantes da SME, Ampama (Associação de Pais de Alunos das Escolas do Município de Macaíba) e Sinsemac (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba).

As primeiras escolas municipais a realizarem suas eleições, dia 19, foram José Pinheiro Borges (Campo da Santa Cruz) e Dayse Hall (Campinas). Foram eleitas Marly Fonseca Álvares Pessoa (diretora) e Milene Pereira dos Santos Álvares (vice-diretora); e Ana Rita de M. Santos Bezerra (diretora) e Pedro Teixeira de Lima (vice-diretor), respectivamente.

“Após o decreto emitido pela prefeita Marília Dias, o Sinsemac e a Ampama se sentiram na obrigação de garantir o processo de escolha de diretores e vice-diretores, por assim entender que a democratização do ensino brasileiro começa também com estas iniciativas”, externou José Evaldo de Souza, presidente da CEC.

Já José Olinto, presidente da Ampama, entende que a Prefeitura de Macaíba ajudou a efetivar a cidadania. “Mas o povo é quem tem que buscar garantir seus direitos. É por esta razão que a Ampama, juntamente com o Sinsemac, estão fazendo parte desta luta”, frisou.

Segundo o dirigente social, as duas entidades estão conduzindo este processo juntamente com a secretária de Educação, Maria Zilda de Souza. “Antes mesmo do final do ano, os diretores eleitos tomarão posse, conforme prometeu a prefeita Marília Dias”, finalizou. (Potiguar Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário