terça-feira, 23 de outubro de 2012

Macaíba completa 135 anos de emancipação política

Solar Ferreiro Torto, marco da história de Macaíba
Conhecido por gerar cientistas, escritores, músicos, políticos e atletas... Homens e mulheres que deixaram seus nomes escritos nos livros de história do Estado, do País e do Mundo, o município de Macaíba (Grande Natal) completa 135 anos de emancipação política neste sábado, dia 27.

Fundado pelo comerciante paraibano Fabrício Gomes Pedroza, antigo proprietário do empório dos Guarapes, através do decreto de lei nº 801, no ano 1887 (ainda no período imperial), o município emancipado de São Gonçalo do Amarante tem cerca de 70 mil habitantes, onde boa parte da população ainda depende da cultura do caju e da apicultura como forma de obter renda familiar.

Macaíba completa 135 anos de emancipação política, mas seu primeiro povoamento se deu há cerca de 398 anos quando o português Francisco Rodrigues Coelho ao receber alguns dotes de terras como herança familiar construiu o Engenho Potengi, que remonta ao ano de 1614. Ainda no século XVII, a cidade foi palco do primeiro massacre cometido pelos holandeses durante o domínio no Brasil.

Além do marco histórico Engenho Potengi, atualmente conhecido por Solar Ferreiro Torto, como pontos históricos a serem visitados por turistas destacam-se a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Capela de São José (mais antiga da cidade), Capela da Soledade, casa onde nasceu Henrique Castriciano, o Solar da Madalena, Obelisco Augusto Severo, Casarão dos Guarapes e o Solar Caxangá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário