quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Antecipadas, eleições de Israel já têm data para ocorrer

As eleições gerais de Israel, antecipadas pelo primeiro-ministro Binyamin Netanyahu na última terça-feira, ocorrerão no próximo dia 22 de janeiro, informaram fontes oficiais à agência de notícias Efe.

Na próxima semana, será votada a dissolução do Parlamento atual e se determinará oficialmente janeiro como a data das novas eleições. Antes, elas estavam previstas para outubro de 2013.

O governo israelense tinha anunciado que as eleições seriam antecipadas para o período mais cedo possível, pela impossibilidade de costurar um acordo com seus sócios de coalizão sobre o orçamento do país. A antecipação vem num momento que a economia israelense começa a sofrer efeitos da recessão econômica mundial.

De acordo com pesquisas publicadas nesta quinta-feira na imprensa de Israel, o partido de Netanyahu, o Likud, chega como favorito para as próximas eleições. As intenções de voto são ainda maiores que as que levaram Netanyahu ao poder, em 2009, e a formação de uma coalizão conservadora sólida é considerada certa.

Entre os concorrentes que poderão fazer frente à Netanyahu, os mais populares nas pesquisas são a ex-ministra das Relações Exteriores, Tzipi Livini, e o antecessor do premiê, Ehud Olmert.

COALIZÃO FORTE

Em 2009, analistas davam a coalizão então recém-estabelecida por Netanyahu como um elemento político de vida breve. No entanto, o premiê de Israel tem se mantido firme e alcançado bom índice de popularidade no país.

A estabilidade econômica e o reforço da segurança são fatores que ajudam a explicar o sucesso de Netanyahu. Seu último discurso na Assembleia Geral da ONU, em que fez alertas com relação a uma possível ameaça nuclear iraniana, também contou pontos em seu favor. (Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário