segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeitura de Macaíba inaugura Pórtico Augusto Severo e lembra os 110 anos de morte do pioneiro da aviação brasileira

Maquete eletrônica da obra que será 
inaugurada na próxima sexta, dia 11
Na próxima sexta-feira, dia 11, a Prefeitura de Macaíba inaugura o Pórtico Augusto Severo. A solenidade começa às 16 horas na avenida Mônica Dantas, principal acesso à cidade.

A obra custou cerca de R$ 212 mil e tem a proposta de ser um grande marco da arquitetura moderna de Macaíba, além de servir de equipamento turístico-cultural e de fazer uma justa homenagem a Augusto Severo, o mais ilustre macaibense, precursor aeronáutico respeitado e lembrado em todo o mundo pelo seu pioneirismo. Por isso, além de ser uma obra paisagística, o Pórtico também é um monumento à sua memória, erguido 110 anos após sua morte, ocorrida no dia 12 de maio de 1902 em Paris.

A programação de inauguração terá a participação da Força Aérea Brasileira – FAB, representada pela Base Aérea de Natal – BANT. Na oportunidade também será inaugurado um busto de Augusto Severo, doado ao município pelo Instituto Pró-Memória, dirigido pelo médico e memorialista Olímpio Maciel, e entregue o Diploma do Mérito Fabrício Gomes Pedroza ao Major Brigadeiro-do-ar José Hugo Volkmer, Comandante da BANT.

Mas o ponto alto da solenidade será o sobrevôo de helicópteros e aviões Tucano da FAB, que realizarão manobras sobre a cidade. Os helicópteros lançarão panfletos, realizando um ato planejado, mas não realizado, por Augusto Severo. Ele soltaria panfletos sobre as tropas do Exército Francês com objetivo de propagar a PAZ entre as nações de todo o mundo. Com a explosão do PAX, em 12 de maio de 1902, isto não foi possível. Os panfletos lançados sobre Macaíba serão réplicas dos originais impressos por Augusto Severo. (Grande Ponto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário