segunda-feira, 7 de maio de 2012

Governo anuncia pacote para acalmar produtores do RN

Como forma de acalmar os produtores rurais em dificuldades financeiras em razão da seca que assola o estado, o governo anunciou nesta segunda-feira (7) um pacote de bondades para o setor agropecuário. Dentre as medidas estão a suspensão do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial)  para empresas importadoras de carne no prazo de três meses visando facilitar o comércio do rebanho potiguar e minimizar os efeitos negativos da estiagem e o reajuste no  preço do litro do leite pago aos produtores pelo Programa do Leite. A partir deste mês, o valor passa de R$ 0,80 para R$ 0,83.

Foram anunciadas outras medidas de impacto tais quais a concessão de crédito presumido do ICMS para a indústria de laticínios que já está sendo analisada pelas secretarias de Estado da Tributação e da Agricultura, Pecuária e Pesca. Além disso, o governo determinou, ainda, ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN um estudo para a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Foi  apresentado também projeto de irrigação, junto aos Ministérios, para pequenos proprietários de terra e a Secretaria de Agricultura vai apresentar ao Conselho Estadual do Meio Ambiente as reivindicações para desburocratizar as operações de custeio agrícola e pecuário.

Uma outra boa nova para os produtores potiguares é que o governo federal já aprovou, no Conselho Monetário Nacional, a Resolução n° 4.077 que atende a instituição da linha de crédito para custeio e investimento, em caráter emergencial e desburocratizada, para mini, pequenos e médios produtores rurais afetados pela seca em 2012. No âmbito local, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável criou a Câmara Setorial do Leite no Rio Grande do Norte. (Blog do Barbosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário