quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dibson quer a obrigatoriedade de ecocardiograma em recém-nascidos com Síndrome de Down

A realização de exames de saúde é importante para todos, especialmente para as crianças. No caso dos recém-nascidos, a necessidade de uma análise imediata sobre a situação do bebê pode ajudar na eficácia de tratamentos para possíveis problemas. É nesse sentido que o deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) requereu na Assembleia atenção especial aos recém-nascidos que têm a Síndrome de Down, principalmente relacionada aos exames cardíacos.

A incidência das doenças cardíacas congênitas na população geral é menor que 1%. Porém, essa associação chega a 50% nas crianças com Síndrome de Down, representando as principais causas de morte nos primeiros anos de vida. Por isso, o deputado requereu ao Governo do Estado que determine a obrigatoriedade de realização de ecocardiograma nos recém-nascidos que têm a Síndrome de Down.

“A importância da avaliação cardiológica precoce nas crianças vai possibilitar um encaminhamento seguro para o bebê. A história familiar e gestacional, os antecedentes da criança e o exame clínico detalhado, realizado por profissional experiente, são as bases da investigação clínica, que deve sempre ser complementada com exames de imagem, como o ecocardiograma colorido”, justificou Dibson Nasser no requerimento apresentado.

Com a realização dos exames, o deputado confia que os bebês que têm problemas cardíacos tenham mais chances de ter as imperfeições corrigidas de forma segura. ”Há estudos que comprovam que essas doenças devem ser abordadas cirurgicamente no primeiro ano de vida, preferencialmente ainda no primeiro semestre. O ecocardiograma detecta problemas que outros exames, como o eletrocardiograma, não identifica. Acredito que será de grande valia para os bebês”, finalizou o deputado. (Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário