O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz; e os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda; e da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, Roberto Ney Pinheiro Borges, entregaram na noite desta terça-feira, 20.12, na sede do Sesc Macaíba, a primeira edição Mérito Luiz Cúrcio Marinho a três personalidades da cidade.
“Criamos esta distinção para homenagear uma grande figura da história política e empresarial de Macaíba e com ela destacar anualmente as personalidades mais ilustres e atuantes do município”, explica o presidente do Sindcomércio, Luiz Lacerda.
A governadora Rosalba Ciarlini foi representada no ato pelo secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales. Já a prefeita de Macaíba, Marília Dias, foi representada por sua secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade, Juciane Cortez.
O clima foi de emoção e agradecimento entre os macaibenses. Um dos homenageados da noite, o empresário, vice-presidente do Sindcomércio, José Nilson de Oliveira, fez questão de ressaltar a importância da comenda. “Eu sempre me orgulhei do trabalho do nosso sindicato e esta iniciativa é mais uma digna de aplausos. É uma mostra de que a força do nosso comércio, que é histórica e remonta aos tempos de Fabrício Gomes Pedroza, é construída pelos macaibenses”, afirmou Zé Nilson.
Outro homenageado da noite, Pedro Messias de Araújo, afirmou que a comenda recebida reforça o compromisso dos empresários com o desenvolvimento sócio-econômico de Macaíba.
O escritor, ex-deputado e presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valério Mesquita fez, em seu discurso, um histórico bastate detalhado da importância de Luiz Cúrcio Marinho para a cidade e ressaltou: “A relevância desta homenagem começa pelo nome do seu patrono. Os que fazem o Sistema Fecomercio, o Sindcomércio e a CDL de macaíba estão de parabéns pela escolha”.
“A noite de hoje é a realização de um sonho. Um sonho de criar uma honoraria que premie, anualmente, o trabalho dos empresários e das personalidades da minha cidade, sempre em busca do nosso desenvolvimento”, afirmou Luiz Lacerda, presidente do Sindcomércio.
O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou a necessidade de destacar os empresários pelo trabalho incansável deles como geradores de emprego e renda para o povo: “Este é o caminho mais curto e eficaz para promover a ascenção social”, disse ele.
Sobre Luiz Cúrcio
O homem que empresta o nome à horaria que será outorgada na noite desta terça-feira (20.12) nasceu em Macaíba em 12 de março de 1901. Além das atividades de comerciante de tecidos, Luiz Cúrcio foi eleito prefeito da cidade para o período de 11 de abril de 1948 a 30 de março de 1953, sendo considerado um administrador competente e modernizador, tendo em vista os inúmeros equipamentos urbanos que legou à Macaíba, entre eles a pavimentação de dois terços da cidade.
Nesta época construiu o parque governador José Varela, que era composto de um conjunto de prédios destinados a câmara municipal, biblioteca, sede da banda de música, amplificadora e a escola “Major Andrade”, além do clube Pax.
No lado oposto do rio Jundiaí, construiu a praça Dr. Antônio de Melo que possuía quadras de vôlei e basquete, parque infantil, piscinas e belos jardins. Todo esse melhoramento foi inaugurado em julho de 1950.
Com o apoio de Jessé Pinto Freire, Aguinaldo Ferreira da Silva, Estevam Alves Dantas de Araújo, Manoel Alves e outros, iniciou o movimento sindical patronal, criando o Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, fundado em 4 de janeiro de 1949 e, aliado a outros empresários do Estado, foi co-fundador da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, no mesmo ano.
Luiz Cúrcio Marinho faleceu em Natal, em 3 de agosto de 1971, e está sepultado no tradicional cemitério do Alecrim. (Assecom-Fecomercio/RN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário