sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Macaíba e o Cruzeiro dão adeus a Chico Pezinho

Por Rômulo Estânrley

Foi sepultado no cemitério público de Macaíba, no último dia 2 (Dia de Finados), o corpo do desportista aposentado Francisco Barbosa de Souza, popularmente conhecido por Chico Pezinho, de 65 anos.

Ele faleceu no dia anterior, em Natal, vitimado pela falência múltipla dos órgãos, devido sofrer de diabetes.

Filho de Manoel Barbosa de Souza e Maria Augusta de Souza (ambos já falecidos), Chico Pezinho nasceu na comunidade rural de Jacobina, no município de São Gonçalo do Amarante, no dia 1º de julho de 1946. Na sua juventude, serviu no 16º Bimte, como cabo armeiro do Exército Brasileiro.

Casado com Elizabete Nunes de Medeiros deixou órfãos os filhos Elayne Cristina, Edmar, Eudmar, Edmara e Eliana; e netos.

Profissionalmente, se destacou como contador, trabalhando muitos anos no extinto Bandern. Depois, trabalhou ao lado de Chagas Souza, e dos saudosos Edgar Dantas e Chaguinha.

Mas a popularidade de Chico Pezinho foi adquirida no esporte pisa-na-fulô, brilhando nos campos de futebol como atleta e treinador do Cruzeiro F.C.

Em 1966, foi campeão como atleta do time, no Campeonato Interiorano de Futebol, organizado pela Acern (Associação dos Cronistas Esportivos do RN). Trinta e um anos depois, em 1997, foi campeão do Campeonato Interiorano de Futebol (Matutão), como treinador. Nessa época, o Cruzeiro era presidido pelo desportista Francisco Menguita da Costa (Gaita).

No ano seguinte, na gestão do desportista Francisco Canindé Florêncio, o Cruzeiro foi novamente campeão macaibense, tendo Chico Pezinho como treinador.

Segundo o amigo Augusto Neto, Chico Pezinho teve uma brilhante participação como treinador da equipe de futebol da extinta fábrica têxtil Fiação de Algodão Mocó S/A (Famosa), nos anos 80, sendo campeão por várias vezes no Campeonato das Indústrias.

Ele também colaborou na organização dos campeonatos municipais e na Prova de Pedestrianismo Augusto Severo, quando estes eram organizados pelo saudoso José Félix Barbosa e Augusto Neto, na Liga Macaibense de Desportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário