sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projeto Biblioteca Viva é destaque em Macaíba

Foto: Wedson Nunes (Poeta)
Por Kris Benício

A educação macaibense hoje é destaque pelas suas excelentes ações, entre elas um projeto inovador e revolucionário. Idealizado pelo professor Washington Pires, o projeto “Biblioteca Viva” vem colhendo os frutos de um árduo trabalho de mobilização nas bibliotecas do município, com organização de Layouts, seleção dos acervos, processamento do material bibliográfico, capacitação dos professores e sensibilização dos alunos para a importância da leitura.

O projeto Biblioteca Viva teve início em março deste ano, onde uma equipe de professores e coordenadores realizam um trabalho de lapidação as potencialidades da educação no município, bem como uma maior aproximação com a realidade de cada aluno. Um bom exemplo dessa prática, é realizado hoje na Escola Estadual José Pinheiro Borges. Coordenado pelas professoras Lúcia de Araújo, Izabel Guedes e Josefa Marlene Dantas, o “Alojamento na Escola” é um trabalho pedagógico que oferece aos alunos acompanhamento psicológico, práticas disciplinares diárias ou semanais como a proclamação do hino nacional e o incentivo ao hábito da leitura através de concursos literários. “Participar desse projeto é um desafio motivador e gratificante”, ressalta a professora Sônia Ancelmo, que levou a sua experiência na sala de aula para as páginas de uma monografia.

Paralelo a esse trabalho, o coordenador Washington Pires realiza uma campanha de estímulo aos professores e funcionários para atualizarem o projeto político pedagógico de cada escola, através de práticas interdisciplinares que envolvam o prazer da leitura. “Ver o sorriso e a dedicação dos alunos é sem dúvida o meu maior estímulo”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário