quarta-feira, 6 de novembro de 2013

História, literatura e lazer no Solar Ferreiro Torto

Diariamente, o museu Solar Ferreiro Torto, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Macaíba, recebe visitas de pessoas oriundas de cidades do Rio Grande do Norte e, também, de outros estados brasileiros, entre elas estão universitários, descendentes de antigos proprietários do casarão e estudantes de escolas públicas e privadas.

Além de frequentarem o museu interessados em conhecer a história do local e do município de Macaíba, desde a chegada do capitão Francisco Rodrigues Coelho (primeiro português que se estabeleceu em terras macaibenses), ocorrida no século XVII, precisamente no ano de 1614, até os dias atuais, os visitantes também utilizam o espaço para a prática de outras atividades.

Após a aula histórica, os visitantes, principalmente os estudantes, costumam praticar atividades lúdicas. O que mais chama a atenção são estudantes lendo obras literárias. Segundo o médico Fernando Cunha, prefeito do município, é projeto da Prefeitura implantar um parque no local. O objetivo é que o museu torne-se, também, um ambiente de lazer, atraindo cada vez mais visitas.

O espaço também sediará apresentações culturais. O museu Solar Ferreiro Torto é um ambiente bastante atrativo e rico historicamente. Para conhecer o local, os interessados devem ligar para o número (84) 3271-6524 e agendar a data e hora da visita.  O museu é aberto de terça a domingo, das 8 às 17 horas. Atualmente, o Solar conta com serviço de guia de turismo.
Texto e registros fotográficos: Wedson Poeta – repórter, escritor e memorialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário