quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN publica livro sobre Ciência e Religião

O livro O Espelho de Procrusto: Ciência, Religião e Complexidade, de autoria de Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, será lançado no próximo sábado, dia 5, às 10h, na Livraria Paulus, localizada na rua Coronel Cascudo, 333, Cidade Alta.

Orivaldo Lopes Júnior é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: Religião, Mito e Espiritualidade. Sua obra trata sobre Ciência e Religião à luz da perspectiva da Complexidade.

"O espelho de Procrusto" refere-se à figura mitológica que cortava ou esticava seus prisioneiros para se encaixar num leito de ferro. Representa a violência daqueles que querem sempre enquadrar os outros dentro de seus limites.

O autor busca associar a imagem do leito a de um espelho, para dizer que na relação entre Ciência e Religião não é apenas um Procrusto, mas dois tentando encaixar a outra instância dentro de suas expectativas. O livro procura demonstrar como isso aconteceu historicamente desde a Idade Média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário