sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Uma viagem à Província Submersa de Otacílio Alecrim

Escritora Clotilde
Tavares, palestrante
(Dejackson A. Farias)
Na tarde de ontem, quinta-feira (12), um público composto por professores, escritores e jornalistas pode, através de uma palestra, conhecer a Província Submersa do escritor Otacílio Alecrim. A palestra de opinião sobre a obra do macaibense foi ministrada pela escritora paraibana Clotilde Tavares no Centro de Convivência Pax Club, em Macaíba, Rio Grande do Norte. O evento foi realizado em alusão ao aniversário de três anos da Academia Macaibense de Letras, fundada em 12 de setembro de 2010, dia do aniversário do nascimento da poetiza Auta de Souza, também macaibense.

Clotilde Tavares, nascida em Campina Grande, é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1975 e Mestre em Nutrição e Saúde Pública em 1983 pela Universidade Federal de Pernambuco. Aposentada desde 2002, Clotilde Tavares exerce intensas atividades culturais. Escreve em jornais, é atriz de teatro, dramaturga e pesquisadora em cultura popular, tendo publicado mais de 30 títulos entre peça teatrais, livros e folhetos de cordel.
Palestrante ladeada por
professores e acadêmicos
(Dejackson A. Farias)

A escritora faz parte do Instituto de Genealogia e Heráldica da Paraíba, do Instituto Norterriograndense de Genealogia, do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri, da União Brasileira de Escritores, da Academia Norterriograndense de Literatura de Cordel e do Colégio Brasileiro de Genealogia.

O escritor Otacílio Alecrim nasceu na Macaíba de 7 de novembro de 1906. Filho do coronel da guarda nacional Prudente Gabriel da Costa Alecrim, que foi deputado estadual e intendente (prefeito) do município no período de 1914-1916, e de Anna Pulchéria Pessoa de Mello Alecrim, pianista reconhecida em todo o nordeste. Otacílio é conhecido por sua obra “Província Submersa”, na qual relata coisas que viveu na infância na terra do Ferreiro Torto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário