terça-feira, 17 de setembro de 2013

Grupo gaúcho é a 2ª atração do Sonora Brasil no RN

Nesta quarta-feira (18), às 19h, o grupo Alabê Ôni (RS) sobe ao palco do Pax Clube, em Macaíba, em mais uma apresentação do Sonora Brasil. "Tambores e Batuques" é o tema do Sonora Brasil em 2013, que destaca as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.

O grupo gaúcho é formado por quatro músicos pesquisadores - Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Walter “Pingo” Ferreira e Kako Xavier - que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo — o Grande Tambor, e traz ao palco do Sonora Brasil repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa e profana.

Como não houve continuidade histórica nas manifestações musicais onde o tambor de sopapo estava inserido no período colonial, especialmente nas charqueadas de Pelotas, os músicos participantes não fazem parte de nenhum grupo de tradição oral, mas sim representam um movimento que congrega músicos e pesquisadores, e que vem se expandindo no Rio Grande do Sul desde a década de 1990 buscando a valorização e revitalização das manifestações musicais oriundas da matriz africana que circulou pelo estado no período da escravidão.

As próximas apresentações do Sonora Brasil no RN acorrerão em outubro, com o grupo Samba de Cacete da Vacaria (PA) e em novembro, com Raízes de Samba de Tócos (BA).

Sobre o Sonora Brasil

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Este ano, o projeto promove 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. O Sonora Brasil promove a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos propicia a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem e colocando-os em contato com outros grupos musicais.

Serviço:

O quê?  2ª apresentação do Sonora Brasil 2013
Quando? Quarta-feira (18/09), às 19h
Onde?  Auditório do Pax Clube, em Macaíba
Atração?  Grupo Alabê Ôni (RS)

ENTRADA GRATUITA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário