segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Estudante de Ielmo Marinho representará o RN no Parlamento Jovem Brasileiro 2013

Rômulo Estânrley – repórter

O jovem Pedro Lucas Paulino Torres, de 17 anos, irá representar o RN na 10ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que será realizada entre os dias 22 e 27 de setembro, em Brasília, reunindo estudantes de todos os estados da federação.

Ele foi eleito no RN o Parlamentar Jovem 2013, ao apresentar projeto que revoga o artigo 38 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a portaria normativa nº 10, referente à certificação de conclusão do Ensino Médio com base no ENEN.

Segundo Vera Reis, coordenadora do PJB/RN, o projeto foi apontado pela banca do RN como expressão máxima em todos os pontos de análise. Hoje, selecionado, o jovem é muito mais que um estudante da escola privada JELM Colégio e Cursos, onde cursa a 3ª série do Ensino Médio.

Ele ousou com o seu projeto, pensando na realidade do país, ao observar os problemas que precisam de soluções e propondo possíveis alternativas em formato de proposições de lei, sobre qualquer tema.

Durante o período da legislatura prevista para Pedro Lucas, que tem a duração de cinco dias, ele terá a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Além do seu desempenho como parlamentar jovem, ele também se destacou como estudante, pois foi aprovado este ano nas seguintes instituições: UESPI (duas aprovações em Pedagogia no 1º e 2º semestre), IFRN (graduação em Energia Renovável), IFPE (técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistema) e UNESP - SP (técnico em Edificações). Pedro Lucas realizou os processos seletivos como treineiro, e para cursar encontrou muita burocracia.

O jovem parlamentar, que reside em Chan do Moreno (Ielmo Marinho/RN), é filho do casal Adeilton de Lima Torres e Maria Cristina Paulino da Silva. Pedro Lucas agradeceu a todos que, direta ou indiretamente, lhe apoiaram e incentivaram na elaboração do projeto, em especial o colégio JELM, o deputado federal jovem Andson Farias (edição 2012) e a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário