terça-feira, 14 de maio de 2013

UFRN e prefeitura de Macaíba discutem ampliar oferta de cursos na EAJ

A ampliação da oferta de cursos de graduação no Campus de Macaíba (Escola Agrícola de Jundiaí - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias) foi o tema da reunião da reitora Ângela Paiva Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha Lima, na manhã desta segunda-feira, 13.

O prefeito Fernando Cunha, acompanhado da secretária de Educação do Município, Márcia Portela, entregou um ofício à reitora, no qual apresenta dados sobre o crescimento da cidade, o número de habitantes e solicita a interiorização da UFRN, com a instalação de novos cursos, uma vez que “já existe carência de profissionais capacitados, principalmente pela dificuldade de locomoção até a capital”.

A reitora Ângela Paiva Cruz informou sobre um projeto de expansão articulada das universidades públicas do estado (UFRN, IFRN e UERN) e solicitou um estudo mais detalhado sobre as necessidades do município. Ela afirmou que a necessidade de formação não se restringe à graduação, mas estende-se, também, à formação técnica e tecnológica.

Ângela Paiva fez referência aos cursos oferecidos pela UFRN por meio do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), lembrando que a Escola Agrícola de Jundiaí está com mais de 17 mil matrículas, em todo estado. Ela também defendeu um maior enfoque na formação continuada, mas observou que qualquer ação deve ser antecedida de uma pesquisa, envolvendo todos os municípios da região.

Participaram, ainda, da reunião do Prefeito de Macaíba com a reitora da UFRN, o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista; o pró-reitor de Graduação, Alexandre Lara Menezes; o assessor técnico Enilson Medeiros; a coordenadora pedagógica do REUNI, Virgínia Dantas; e a assessora do REUNI, Estela Araújo Carvalho. (Agcom-UFRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário