terça-feira, 7 de maio de 2013

Solar Ferreiro Torto passa por processo de revitalização

É projeto da Prefeitura de Macaíba incluir o município, berço de várias personalidades conhecidas dentro e fora do Brasil, no roteiro turístico do Rio Grande do Norte. Dando início a esse trabalho, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SMCT, em parceria com a de Infraestrutura, está revitalizando o Solar do Ferreiro Torto, único museu do país situado em área de mata atlântica.

A revitalização está sendo realizada por etapas. Na primeira, garis da TCL, empresa que presta serviço à prefeitura, realizaram a limpeza e o recolhimento do lixo que estava acumulado na parte externa, além de arrancarem o mato que existia em frente ao prédio e que impedia o acesso às ruínas do engenho e dificultava a visualização. A segunda ainda está em andamento: operários da Infraestrutura estão pintando paredes, portas, janelas, escada, teto e piso de madeira.

De acordo com o secretário da SMCT, Roberto Medeiros, os turistas que antes vinham visitar Macaíba e saiam insatisfeitos, criticando por o museu não dispor do serviço de guias de turismo e, ainda, os objetos históricos não estarem devidamente identificados, dificultando a informação aos mesmos, podem ficar tranquilos, pois o Solar conta atualmente com dois estudantes de Turismo estagiando como guias, além de um terceiro que responde pelo treinamento dos estagiários e está realizando o serviço de catalogação do acervo histórico.

Desde que iniciou a revitalização e catalogação do acervo o número de visitas ao Ferreiro Torto aumentou. Este ano cerca de mil já foram registradas, entre elas constam a presença de alunos de escolas públicas e particulares da cidade e de outros municípios potiguares, como também de universitários e, ainda, turistas de outros estados e países, além de familiares do coronel Estevão José Barbosa de Moura, proprietário do casarão – construído no século XIX, precisamente no ano de 1847.

“O Solar é o marco da colonização portuguesa no município. Por isso, jamais poderia continuar da forma que estava, completamente abandonado. A prefeitura está realizando este trabalho para que Macaíba continue tendo seu espaço histórico aberto à visitas, principalmente para que os macaibenses possam conhecer a origem do seu município e a história dos seus antepassados”, afirmou o prefeito Fernando Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário