quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Biblioteca do Vaticano é aberta a internautas

DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO

O Vaticano colocou nesta quarta-feira à disposição dos internautas os primeiros 256 manuscritos da Biblioteca dos Papas, graças a um projeto que pretende disponibilizar na internet mais de 80 mil documentos.

Até agora, os manuscritos tinham permanecido fechados na Biblioteca do Vaticano protegidos por rígidas medidas de segurança e conservação e só podiam ser consultados por 250 especialistas, informou nesta quinta-feira (31) o jornal "Il Corriere della Sera".

O projeto pretende pôr à disposição de qualquer pessoa as páginas destes documentos, que serão digitalizados com o uso de uma tecnologia da Nasa, empregada para conservar as imagens de suas missões espaciais.

Um dos objetivos com a digitalização é evitar a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta direta dos especialistas.

O projeto nasceu de um acordo entre a Biblioteca do Vaticano e a Biblioteca Bodleiana de Oxford, feito em abril de 2012, para disponibilizar seus textos na internet com consulta gratuita.

Os documentos incluem obras de Homero, Platão, Sófocles, Hipócrates, manuscritos judaicos e alguns dos primeiros livros italianos impressos durante o Renascimento.

A Biblioteca do Vaticano foi criada por volta do ano 1450 pelo papa Nicolás 5º, nos fundos de sua própria biblioteca pessoal.

Entre suas joias estão o "Codex Vaticanus", um dos mais antigos manuscritos da Bíblia grega que se tem notícia.

Para acessar a biblioteca, vá em www.vaticanlibrary.va. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário