quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Trinta mil reservistas israelenses devem ser convocados

As Forças de Defesa de Israel (IDF) apresentaram ao governo um pedido para a convocação de 30 mil reservistas, por conta da escalada de violência ao sul do país, segundo o jornal “The Jerusalem Post”.

O Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Knesset autorizou, por unanimidade, nesta quinta-feira (15), o pedido do Ministro da Defesa, Ehud Barak, para alistar reservistas e atribuir um “status especial” a cidades até 40 km da Faixa de Gaza.

O IDF vai emitir a “ordem nove”, que é um pedido incomum, feito apenas em casos de emergência, para que reservistas se apresentem imediatamente ao serviço. A comissão não divulgou o número de reservistas que serão chamados.

“Os moradores do sul estão na linha de fogo, e só a sua força irá permitir que as Forças de Defesa satisfaçam suas necessidades”, disse o presidente do Comitê de Relações Exteriores e Defesa, Ronnie Bar-On, do partido Kadima.

“Israel está passando uma mensagem clara para as organizações terroristas em Gaza, de que a perturbação da vida no Sul não vai continuar”, completou.

Bar-On ainda acrescentou que a Inteligência das Forças de Defesa de Israel vão “esmagar o Hamas e fortalecer a dissuasão de Israel”.

No entanto, o partido político israelense Kadima disse que “o Estado de Israel não tem nenhuma intenção ou desejo de prejudicar moradores de Gaza que não estão envolvidos no terror”.

Bar-On também pediu que o Egito não tome medidas unilaterais “precipitadas”, enfatizando a importância do tratado de paz para a manutenção da estabilidade na região.

Membro do Comitê do Knesset, Arieh Eldad pediu que o fornecimento de eletricidade e água, fornecido por Israel, fosse cortado para Gaza.

"Até que Israel entre em Gaza e corte suas linhas de fornecimento, os israelenses continuarão a sofrer", disse ele. "Nós deveríamos ter matado (o chefe militar do Hamas, Ahmed Said Khalil) Jabari no momento em que (o soldado) Gilad Shalit cruzou a fronteira de volta a Israel”. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário