quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Não há data para aumento de combustíveis, diz Graça Foster

Por Anne Warth, da Agência Estado

BRASÍLIA - A presidente da Petrobrás, Graça Foster, afirmou nesta quarta-feira, 21, que não há data para o aumento dos preços da gasolina e do diesel. "Não tem data para aumento do combustível", afirmou, após receber homenagem no Congresso. Graça não descartou, porém, a possibilidade de uma elevação em 2013. "Não está descartado aumento de combustível, definitivamente não. Não temos uma confirmação exata (de data). Não tem previsão de quanto seria", disse.

"Como qualquer outro produto que a Petrobrás produz, 50% do que nós produzimos e do nosso resultado vem dos derivados, mas a Petrobrás tem uma gama de mais de 100 produtos, tem atividades no Brasil e no exterior. É um mix que dá à Petrobrás estabilidade econômica para que a gente continue conduzindo as nossas atividades comerciais", acrescentou.

Graça frisou que a Petrobrás é "muito mais que gasolina e diesel". "Nós estamos numa situação de caixa bastante adequada e saudável", disse. Segundo ela, a companhia mantém seu programa de investimentos. "Evidentemente, a depender do comportamento do brent e do câmbio, tivemos mais uma depreciação do real nos últimos dias, com o câmbio a R$ 2,08, mas o fato é que essa combinação entre câmbio e brent é que define nossa capacidade de investimentos", afirmou.

"Não tem efeito nenhum no caixa da companhia", afirmou. "A depender do comportamento do brent e do câmbio, a necessidade se torna mais premente. Mas hoje a fotografia do caixa e dos investimentos está absolutamente harmonizada."

Graça destacou que o aumento dos preços dos combustíveis é uma decisão que cabe à Petrobrás. "Se o brent continua nos patamares que está ou mais elevados, se houver uma depreciação do real maior que a que temos hoje, nós teremos uma necessidade mais premente de elevação de combustível", afirmou.

"Mas o que estou deixando absolutamente claro é que hoje há uma perfeita harmonia entre o caixa da Petrobrás, saudável, e sua capacidade de investimentos", disse, ressaltando que o ano de 2012 foi o maior em termos de investimentos da companhia. Ela disse ainda que a Petrobrás deve conseguir recuperar sua produção para o patamar médio de dois milhões de barris já a partir de dezembro. "Isso significa para nós um reforço bastante grande de caixa para a nossa companhia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário