segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ivanete Ribeiro e a opção pela beleza do ofício das letras

A entrevistada se destacou como
a primeira presidente do Conselho
Tutelar de Macaíba, em 1997
Rômulo Estânrley,
repórter – Macaíba, RN

Criada no ambiente cultural dos carnavais e festas juninas macaibenses, Ivanete Ferreira Ribeiro é um daqueles exemplos que estão cada vez mais raros de se encontrar nos dias de hoje, numa cidade que vem perdendo suas características interioranas devido aos efeitos gerados pela conurbação entre as dez cidades que compõem a Região Metropolitana de Natal.

Nascida em Macaíba, no dia 2 de outubro de 1950, ela é filha do comerciante João da Silva (falecido em 2001) e de Anete Faustino da Silva. Além dela, o casal teve outros rebentos: Iranete, Conceição e Ivanaldo (popularmente conhecido por “Garrincha”, in memoriam).

“Seu” João da Silva era carnavalesco, criador de Os Malandros do Samba, nos anos de 1970, e dona Anete Faustino era a organizadora de quadrilhas juninas na Rua Capitão João Lourenço (Barro Vermelho). Foi nesse ambiente cultural que cresceu Ivanete Ribeiro.

Ainda muito pequena, ganhou o apelido de “Beleza”, dado pelo seu tio “Negão”, certamente por ser uma criança que despertava a atenção das pessoas devido a sua delicadeza e formosura. 

Os estudos das primeiras letras foram realizados no Grupo Escolar Auta de Souza, mas que foi interrompido, devido seu pai ter resolvido se transferir, junto com a família, para o município de São Tomé/RN, em 1953, ficando por lá por um período de 14 anos.

Então, em 1967, a família retornou para a sua terra natal e Ivanete deu seqüência aos seus estudos no então Colégio Comercial (atual Escola Estadual Dr. Severiano), concluindo o curso técnico em Contabilidade.

EDUCAÇÃO

Mas a sua vida estava ligada à educação. Ivanete conta que, na sua juventude, só estudava e não trabalhava. Certa vez, um vendedor de livros bateu a porta da casa de seus pais e perguntou a Beleza: “Por que você não trabalha? Tão jovem...”. Aquela indagação feita pelo vendedor ambulante de livros lhe intrigou. E a futura educadora resolveu falar com seu pai sobre o desejo de começar a trabalhar na área educacional.

“Seu” João da Silva era ligado politicamente a Valério Mesquita e este a recomendou para o Grupo Escolar Auta de Souza. Beleza tinha 17 anos de idade, quando iniciou sua carreira como “professora leiga”, conforme especificou. A princípio, havia conversado com a diretora Salete Pires para a possibilidade de lecionar no antigo Nobrantas, que era mantido pela Usina Nóbrega & Dantas. Mas, devido a questões políticas, o emprego não deu certo. Então, foi para o Grupo Escolar Auta de Souza. Lecionou naquela instituição escolar por um período de seis anos. A jovem Beleza conciliava os estudos com o trabalho.

Em seguida, foi trabalhar no extinto Externato Augusto Severo, que se localizava na Rua Dr. Francisco da Cruz, por um período de três anos.

Depois, cursou o Magistério, na Escola Paula Francinete, que funcionava no Colégio Imaculada Conceição, em Natal. No último ano do curso (1973), se submeteu ao vestibular em Pedagogia (UFRN) e foi aprovada.

Em 13 de janeiro de 1977, Ivanete se casou com Francisco Ribeiro Sobrinho, carinhosamente conhecido em Macaíba por “Pelado” (falecido em 15 de março de 2003). Ao ser indagada do porquê do seu saudoso marido ter ganhado a denominação informal, Beleza explicou que era devido ele não possuir cabelos quando era criança. Dessa união amorosa, nasceram os filhos Ionelle, Ionalle, Ionillo Éder, Ionéllio Ívis. A família cresceu e Ivanete é avó de três netos: Maria Laura, Alícia Ataíde e Alessandra Ivanete.

Com a conclusão da faculdade, pouco tempo depois do seu casamento, Ivanete Ribeiro se mudou para a capital potiguar, para assumir a direção da Escola Estadual Estela Gonçalves, durante nove anos. A mudança de ares foi conveniente para a família, uma vez que Pelado também trabalhava em Natal, na Fundação José Augusto (FJA).

Em 1987, a família retornou para o solo pisa-na-fulô e Ivanete Ribeiro assumiu a supervisão pedagógica da Escola Estadual Arcelina Fernandes. Simultaneamente, assumiu a direção do Colégio Comercial Dr. Severiano, no final dos anos 80.

Na segunda gestão da prefeita Odiléia Mércia Gomes da Costa (1993-1996), foi convidada para ser uma das coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Por ser funcionária da Prefeitura de Macaíba e do Governo do Estado, paralelamente a essa função, foi indicada pela chefa do Poder Executivo Municipal para assumir a direção da Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire Filho, que funcionava na estrutura do Caic, ainda nos anos de 1990.

Em seguida, assumiu a vice-presidência do Centro Jessé Pinto Freire, que, segundo a entrevistada, funcionava como uma extensão do antigo Nure (atual Dired).

CONSELHO TUTELAR

Em 15 de novembro de 1996, Ivanete Ribeiro participou da primeira eleição do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, se destacando como um dos membros fundadores da entidade. Ela obteve 552 votos. No pleito, concorreram 15 candidatos.

Além dela, foram eleitos Emanoel Gomes de Farias, José Evaldo de Souza, Francisca Leonete Rodrigues e Dóris Alves de Lira Benício. E através de uma escolha consensual entre seus membros, Beleza foi eleita a primeira presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Macaíba. Mesmo tendo sido criada a lei municipal 291, de 1990, criando o Conselho Tutelar, esta só foi colocada em prática seis anos depois.

Simultaneamente às atribuições de conselheira tutelar, Ivanete continuou no Caic. Em dezembro de 2002, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), que inviabilizou sua vida profissional. Por conta disso, ela se aposentou como servidora pública do Estado em 2004 e, da prefeitura de Macaíba, em 2005.

Na companhia dos filhos, Ivanete Ribeiro reside na Rua Dr. Francisco da Cruz há vários anos; e, há dez anos, se tornou evangélica da Igreja Assembléia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário