sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições 2012: Justiça garante o direito a critica na propaganda eleitoral

O TRE (tribunal Regional Eleitoral) mais uma vez dá uma demonstração do seu comprometimento com a lisura do processo eleitoral, ao garantir o direito à crítica na propaganda do rádio e da televisão. Em decisão unânime, o Tribunal reconheceu a legitimidade da propaganda eleitoral da coligação “Natal Merece Respeito”, restituindo o tempo de direito de resposta concedido à coligação “União por Natal”. Das 51 representações contra o PMDB, 18 já foram julgadas improcedentes. Das dez procedentes até o momento, quatro foram modificadas pelo TRE, devolvendo ao programa do candidato Hermano Morais o tempo perdido.

O colegiado é composto por sete juízes e tem como relator o juiz eleitoral Verlano de Queiroz Medeiros. O juiz entendeu que a crítica é salutar no processo eleitoral e que a coligação Natal Merece Respeito está apenas cumprindo o seu papel no processo democrático, divulgando ações da gestão passada, já publicadas pela imprensa local. “Esclarece tratar-se apenas de uma crítica, não podendo, portanto, ser elevada a categoria de propaganda ofensiva e difamatória”, reforça o relator. O tribunal também reconhece a legalidade da propaganda do PMDB quando diz que o caos na saúde pública vem de administrações anteriores.

- O intuito é de criticar a atuação dos recorridos, pelo fato de terem deixado o poder sem resolver os problemas ligados à área da saúde. (Blog do Barbosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário