domingo, 20 de maio de 2012

Luiz Lacerda: uma vida dedicada ao empreendedorismo

Rômulo Estânrley
Repórter

O empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais, mas aquele que cria algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo, foi o papel desenvolvido em Macaíba pelo empresário lojista Luiz Antônio Bezerra Lacerda, presidente da Redecon, considerado por muitos uma figura empreendedora.

Nascido no dia 16 de setembro de 1960, na Rua Dr. Francisco da Cruz, 102 (onde hoje se localiza a Clínica de Artur Mesquita), em Macaíba, ele é filho de Antônio Lacerda Leite (in memoriam) e Ana Bezerra Leite. Seu pai era natural de Cuité/ PB; e sua mãe, de Santana dos Matos/RN.

A infância e adolescência de Luiz Antônio foram vividas em sua terra natal Macaíba. Sempre estudou em escolas públicas. Em meados da década de 60, iniciou os estudos no Grupo Escolar Auta de Souza (antigo primário) e na Escola Estadual Paulo Nobre (ginásio). Paralelamente à sua vida de estudante, dedicava boa parte do seu tempo para causas nobres.

O atual vice-presidente da Fecomércio/RN lutou muito na vida para alcançar o sucesso profissional. Sua saga como negociante iniciou quando ainda era criança. Seu pai, Antônio Lacerda, era feirante e fiscal da Prefeitura de Macaíba. Na feira livre, Luiz ajudava o pai a vender rapadura. Também, ao lado da banca, sua mãe vendia confecções, em cima de uma lona preta. Na semana, dona Ana fabricava lanche e dindin, que Luiz vendia no Estádio José Jorge Maciel (Campo do Cruzeiro).

Aos 8 anos, sofreu uma osteomielite (inflamação óssea), no seu maxilar direito, que o obrigou a passar por um longo período hospitalizado no Hospital Médico Cirúrgico, em Natal; e acompanhamento constante no antigo Posto de Saúde de Macaíba, na Rua Dr. Pedro Velho.

Pouco tempo depois, Lacerda aderiu ao movimento do escotismo brasileiro, ingressando no Grupo de Escoteiros Augusto Severo, coordenado pelo mestre Raimundo Alves, irmão da professora Isaura Nascimento, ambos já falecidos. Luiz Antônio também encontrava tempo para ajudar os movimentos da Igreja Católica. Era coroinha na época do padre José Pedro da Silva (pároco do período de 1973 a 1978), ajudando nas atividades das zonas urbana e rural.

Na adolescência, conseguiu seu primeiro emprego. Foi como vendedor na “Deslumbrante”, de propriedade do saudoso Neto Soares. Mais tarde, trabalhou na Padaria Industrial, de propriedade de José Nilson de Oliveira e Joana D’arc, empacotando brotes. “Eles me pagavam por produtividade”, lembra.

Em meados dos anos de 1970, aos 16 anos, foi morar na capital, na casa de parentes e em um pensionato, em que fazia refeições na Casa do Estudante. E lá trabalhou como balconista de sapataria. A vida de Lacerda foi marcada pelo trabalho.

Seu primeiro emprego com carteira assinada foi como promotor de vendas da Quaker, de Roberto Maia e Representações. Com essa função, atuava no Supermercado Mini-Preço, Superete Queiroz, Nordestão e outros. Quando foi promovido a vendedor, teve como opção morar no interior do estado do Ceará. Ao aceitar o desafio, foi residir em Juazeiro. Viajou muito vendendo produtos de perfumaria para a distribuidora pernambucana Diógenes de Andrade.

Nessa trajetória, Luiz Antônio Lacerda sempre se mostrou empreendedor. No auge das jóias de ouro da “Micheline”, ele comprava as bijuterias e as enviava para sua mãe vender em Macaíba. Ainda na Quaker, foi novamente promovido. Desta vez, para residir na capital Fortaleza e trabalhar no interior do Ceará.

Ao casar com Izabel Cristina de Araújo Lacerda, em 1982, teve dois filhos: Laíse Cristina e Lunardelle de Araújo Lacerda. Ela, advogada; e ele, formado em administração de empresas. Há sete anos, sua filha Laíse lhe presenteou com o neto Luiz Gustavo.

Após o período em Fortaleza, retornou para o RN, no final dos anos 80, e começou a trabalhar no ramo de material de construção, sendo vendedor da empresa Cipla Tubos e Conexões, durante três anos.

Sempre com o espírito empreendedor, comprava artigos de confeitaria em Natal para que seus irmãos – Carlos e Pedro (in memoriam) abastecessem as mercearias e carrinhos de confeito do centro de Macaíba.

Já com bom relacionamento com pessoas no ramo de material de construção, um amigo lhe ofertou uma quantidade de mercadorias em consignação para que Lacerda abrisse uma loja em Macaíba. Ao formar a sociedade com seus dois irmãos, nasceu a Comercial Lacerda, em junho de 1989.

REDECON

Após 18 anos de funcionamento, a empresa aderiu à Redecon, que é uma rede de material de construção que tem se destacado no RN. A associação, que agrega 19 lojas no Estado, é presidida pelo próprio Lacerda.

CDL

Sentindo a necessidade de existência de uma entidade representativa dos empresários do comércio macaibense, Luiz Antônio foi designado pela Federação das CDL’s, a pedido do então presidente Marcantoni Gadelha, a fundar a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em Macaíba. E juntamente com os comerciantes macaibenses, fundou a entidade, em 1996.

Seu irmão, Luiz Carlos, foi o primeiro presidente. E logo após o término da sua gestão, Luiz Antônio Lacerda assumiu a presidência por um período de dois mandatos. Ainda em meados dos anos 90, o saudoso empresário lojista José Gomes Mafra convidou Lacerda para participar da diretoria do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba), entidade que foi fundada em 1948, pelo então prefeito e comerciante Luiz Cúrcio Marinho (que administrou o município de 1948 a 1953).

CASA DO EMPRESÁRIO

Com a união das duas entidades – CDL e Sindcomércio, Lacerda dinamizou o movimento empresarial do comércio macaibense, criando a Casa do Empresário, anos atrás.

Sempre preocupado em preparar a mão-de-obra local, Luiz Antônio Lacerda lutou pela vinda de cursos de qualificação para os trabalhadores do comércio, que culminou com a implantação do Senac/Macaíba, em 2010.

ATUAÇÃO

Teve várias atuações dentro dos problemas seculares da cidade, como, por exemplo, segurança pública e enchentes. “Uma das maiores conquistas do movimento, foi ter conseguido junto à sociedade civil organizada, o projeto e execução da obra da Barragem de Tabatinga”, resgatou, enaltecendo também a participação das autoridades públicas (legislativas e executivas).

Hoje, Lacerda é presidente do Sindcomércio; vice-presidente da Fecomércio/ RN; é presidente do CESEM (Conselho Estadual do Emprego); e participa de vários conselhos ligados à área empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário