terça-feira, 29 de maio de 2012

Irã recupera Pollock de US$ 250 milhões retido por alfândega

Em 2005, uma iraniana observa o quadro
"Mural on Indian Red Ground" em Teerã
O Museu de Arte Contemporânea de Teerã recuperou um quadro do pintor americano Jackson Pollock avaliado em US$ 250 milhões, afirmou nesta terça-feira (29) a agência Irna. A obra havia sido apreendida pela alfândega para obrigar o Ministério da Cultura a pagar suas dívidas.

"Após as negociações, a obra foi devolvida ao museu, intacta", disse em declarações à agência oficial de notícias, Ali Asghar Amirnia, o responsável de artes visuais do Ministério da Cultura.

A obra "Mural on Indian Red Ground", de 1950, considerada uma das obras-primas de Pollock, foi retida no início de maio no aeroporto de Teerã quando voltava do Japão, onde havia sido emprestada ao museu de arte de Tóquio.

Os responsáveis das alfândegas disseram que sua decisão de confiscar a obra era devida ao fato de o Ministério da Cultura dever dinheiro a sua administração.

Considera-se que o Museu de Arte Contemporânea de Teerã tem uma das coleções de arte moderna mais importantes do mundo, com mais de 200 obras de pintores como Paul Gauguin, Andy Warhol, Pablo Picasso, Francis Bacon ou Joan Miró. (Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário